sexta-feira, 7 de setembro de 2018

4º DIA - Sítio Amborela a Boa Esperança 06/09/2018

Essa foi uma das noites mais frias; creio que tenha chegado a uns 5 graus. Logo cedo fui conferir os campos que branquinhos de geada.

Para nossa alegria o sol deu o ar da graça bem cedo, deixando o dia mais belo!

Como normalmente acordo cedo, fui dar uma volta pelo local.

Adriane, proprietária do sítio, também pedala. Então é claro que, em sítio de ciclista, tem que ter bike de enfeite!

Essa corredeira está localizada aos fundos do Sítio Amborela. Acredito que o lugar, no verão, deva ser muito interessante para se visitar. Aproveitando minha solidão, passo um tempo aqui fazendo minhas leituras matinais e meditando sobre seu o conteúdo.

Após minha oração, volto a parte superior onde se encontra nossa cabana.

Logo todos estávamos reunidos em volta do fogão a lenha, nosso lugar preferido!

Adriane já estava a todo vapor, preparando nosso café da manhã. Tudo estava maravilhoso!

Ai está nossa anfitriã! (Adriana Minetto, proprietária do Sítio Amboela 51 9242-2559)

Como teremos um pedal mais curtinho, de aproximadamente 17 km até Boa Esperança, saímos um pouco mais tarde.

• Viagem:            Sítio Amborela a Boa Esperança
  • Tempo (bike):   4h00
  • Distância:         17 km
  • Data viagem:    06/09/18
Pontos que passaremos hoje:10 a 12

O sítio fica a aproximadamente 1,5 km da mais famosa cachoeira do circuito: Cascata do Chuvisqueiro! Estávamos todos muito ansiosos para chegar lá. Para nossa alegria, o trecho foi uma confortável descida. Para entrar, tivemos que pagar R$ 5,00 por pessoa.

Diferente de outras cachoeiras, o acesso a essa é por uma estradinha muito boa, que nos permite pedalar até a Cascata. O barulho da queda d'agua é audível a distância. Ao chegar, ter essa visão é praticamente indescritível!

Todos ficamos emocionados. Ao chegar, cada um foi para um cantinho apreciar essa grandiosidade e a opinião foi unanime: uma das mais lindas cachoeira visitadas em toda a vida!

Após um bom tempo ali, seguimos extasiados de tanta emoção.

Em frente a Cascata do Chuvisqueiro está localizada a trilha que leva a Cascata Três Quedas. Na programação original, faríamos tudo no dia anterior, ou seja, caso não tivéssemos parado na enchente, pedalaríamos 16 km e visitaríamos a essas duas cachoeiras. Como isso não foi possível, decidimos passar apenas na Chuvisqueiro e nas Andorinhas, que fica alguns quilômetros a frente. Por isso, fico devendo a imagem da Três Quedas.

Na matéria da revista Bicicleta, meu maninho Therbio Felipe fala com carinho sobre a Tenda da Baike (agora escrito corretamente) - segue link da matéria

Infelizmente não chegamos num dia muito feliz. No dia anterior, um meliante havia entrado no comércio e levado todo o estoque de produtos, que estava reforçado para o feriado do dia seguinte. Jacheline Rodrigues, a proprietária, estava muito triste. Lamentamos muito o ocorrido e desejamos de coração que tudo se resolva o mais rápido possível.

Seguimos pedalando ao lado dessa corredeira, sendo tocados pelo som da água e beneficiados pela tranquilidade que isso nos traz.

Neste ponto tínhamos que atravessar a represa.

Como a correnteza estava muito forte, sabíamos que não seria possível atravessar.

Para nossa sorte, há três dias havia sido construído uma pinguela.

Na sequência chegamos neste bar, onde paramos para fazer nosso lanche.

Do lado esquerdo do bar, há uma rua onde fica a entrada da trilha para a Cascata das Andorinhas. Sabíamos que provavelmente não conseguiríamos acessar a cascata devido a altura e correnteza do rio... mesmo assim, não gostaríamos de sair daqui sem tentar. Acessamos a trilha e pedalamos/empurramos por uns 15 minutos.

Ao chegar no rio até tentei entrar, mas não tive coragem de ir até a outra margem. Fiquei muito triste, pois gostaria muito de conhecer essa cascata. Vou colocar uma foto que consegui copiar na internet, para que possa entender o porque ela é tão especial.

Sai arrasada por não ter tido a oportunidade de conhecer pessoalmente esse pequeno paraíso!

Retornamos ao bar e seguimos subindo sem parar, até chegar a Boa Esperança. Apesar de serem apenas 17 km, foram 10 km de subidas intensas! Consegui pedalar em quase todo o trecho mas, sinceramente, pedalando ou caminhando a velocidade era praticamente a mesma.

Conforme chegamos na parte mais alta do caminho, fomos surpreendidos novamente com paisagens lindíssimas!

E dá-lhe laranjas... overdose delas, eram muito doces! Comemos até cair pro lado.

Enquanto todos comem e descansam, eu aproveito para admirar este belo local.

Esses muros em pedra me fizeram lembrar de Portugal.

Algo muito bacana é que toda casa tem sua própria horta... aliás, todas muito bem cuidada.

Havia também muitas florzinhas dessas pelo caminho.

Após alguns quilômetros, o caminho passa a descer e logo saímos no asfalto do bairro Boa Esperança, uma colônia italiana, também conhecida como Caminho das Pipas.

Passamos na pousada In Mezzo in Monti (Janice 51 9722-3324), para deixar nossos alforges, e seguimos visitar a vinícola que Adriane nos sugeriu: Finger.

Quando chegamos, Sheila nos aguardava.

Fomos convidados a degustar o vinho da casa.

Pausa para aquela foto:

Além dos vinhos, Sheila complementou nossa mesa com queijo e salame!

Estava tudo perfeito! Um atendimento extraordinário, um queijo delicioso, um salame sem igual e os vinhos... bom, 'degustamos' duas garrafas inteiras e metade de outras três... se foi bom? Não... foi perfeito!

Após a degustação, fomos conhecer a vinha e apreciar os ramos que surgem com a chegada da primavera!

Esses são alguns tonéis onde são armazenados os vinhos.

Aqui está Sheila, nossa querida anfitriã e seu querido sogro, proprietário da vinícola.

É claro que levamos umas garrafas para nosso jantar!

Falando em jantar, fomos recebidos por D. Rosa, tia de Dirceu (marrom - 51 9387-8835) - responsável pelo caminho. Ela é uma senhora muito querida e nos recebeu como se fôssemos seus convidados de honra. Fez uma deliciosa sopa de capeletes e um café colonial.

Praticamente tudo foi preparado por ela... pães, geleias, nata, queijo, suco de uva... tudo fresquinho e deliciosos! Ela também tinha uma maravilhosa coleção de compotas e conservas.

Logo após, seguimos para a pousada que localiza-se a uns 500m da casa de D. Rosa.

O dia que se findou foi simplesmente maravilhoso! Tudo ocorreu da melhor forma, lugares visitados, pessoas que conhecemos. Com certeza, a palavra gratidão resume perfeitamente os momentos vividos.