domingo, 2 de setembro de 2018

9º DIA - Gramado - Saideira 11/09/2018 e 12/09/2018

Hoje cedo, após o café da manhã, devolvemos o carro alugado e saímos para comprar umas lembrancinhas. Começamos nosso passeio no centro de Gramado.

Durante nossa viagem as temperaturas alternavam entre 5 e 10 graus, de manhã/noite, chegando até uns 20 graus durante o dia

Eram 08h30 e as lojas estavam todas fechadas, por isso, nos divertimos nas fotos.

Após uns minutos, decidimos pegar um Uber e ir até a cidade de Canela.

O vento estava muito gelado, por isso, compramo umas touquinhas. Aproveitamos também para tomar mais um chocolate quente.

Seguimos caminhando por uns 6 km, entrando e saindo das lojas, rumo a Gramado. Aproveitamos para fazer umas fotos em lugares interessantes.

Compramos chocolates nas lojas Lugano e Caracol.

Já estávamos cansados de caminhar, por isso, pegamos mais um Uber e fomos até a feirinha do Lago Negro, para comprar segunda pele térmica, que estava mais barato.

Esses dois são figura!! Nem reclamaram em acompanhar as meninas nas compras.

Nosso almoço foi na padaria Mestre Cuca (sim, a mesma onde tomamos o café da manhã e que eu não recomendei).

O pão estava murcho mas a sopa estava boa.

Ao retornar para o apartamento, arrumamos as bikes para a viagem do dia seguinte.

Tivemos medo da companhia aérea novamente criar problemas com o mala bike. Por isso, Filipe e eu compramos plástico film e enrolamos nossas bikes (para cada bike foi necessário 1,5 rolo de 30m). Maria guardou o plástico que passaram em sua bike na vinda e novamente protegeu sua bike.

O condomínio onde ficamos é uma gracinha! Enquanto eles arrumavam as bikes, fiquei uns minutos ali contemplando, com a mente tranquila por saber que tudo dera certo em nossa viagem.

A noite, na tentativa de fechar com chave de ouro, propus um jantar especial - Fondue. Seguimos para o restaurante Alpes Verdes, que estava em promoção: R$ 45,00.

Assim que entramos percebemos que a ventilação do ambiente não era adequada. Devido ao frio, todas as janelas estavam fechadas e o sistema de exaustão não era suficiente para eliminar o forte cheiro de comida e gordura do local. Apesar disso, decidimos ficar e tentar aproveitar ao máximo de nosso jantar.

Os ingredientes foram chegando aos poucos.

Filipe achou engraçado as carnes cruas. Ele dizia: 'Afinal, viemos a um restaurante e quem cozinha somos nós?!' Rimos muito com ele.

O fondue salgado não foi grande coisa... mas o doce foi espetacular! Que chocolate perfeito...

Apesar da comida em si não ter sido tão especial, com essa turma, não tem tempo ruim! Todos foram sensacionais... do início ao fim.

No dia seguinte, conforme acordado com a empresa Van Porto Alegre, as 07h00 em ponto nossa van chegou. Pouco depois, o rapaz da imobiliária veio buscar a chave. Todos foram perfeitos. A viagem seguiu sem incidentes. Chegamos no aeroporto de Porto Alegre umas 09h30.

Seguimos cada qual para sua companhia e fizemos o check-in. Aqui em Porto Alegre, a única coisa estranha, é que nossas bikes permaneceram em frente aos balcões, visto que as esteiras não comportam as dimensões das bikes. Foi bem estranho deixá-las la no corredor...

Só pra não perder o costume, fiz lanchinhos no café da manhã e levei para todos.

Partimos pontualmente às 12h00 para São Paulo.

Nosso voo até Congonhas foi bem tranquilo. Ao chegar, pegamos nossas meninas (bikes) que chegaram rapidamente e impecáveis (obrigada GOL!). Peguei o carro, que havia ficado na loja de um amigo, e voltei ao aeroporto para buscar Maria e Filipe. Na volta, passamos no Graal para almoçarmos.

Chegamos em Sorocaba umas 17h00, sãos, salvos e felizes da vida, com toda essa experiência que vivemos. Terminava assim nossa odisseia, nosso turismo de experiências, fortalecendo cada vez mais as amizades que a bike e o cicloturismo nos presenteou!