segunda-feira, 3 de setembro de 2018

8º DIA - Gramado / Cambará 10/09/2018

No dia anterior fizemos compras, por isso nosso café da manhã foi no apartamento.

Nossos planos era seguir até a cidade de Cambará do Sul, para visitar os Cânions. A distância entre as cidades é de uns 120 km então, para facilitar, nosso amigo Geraldo Micai alugou um carro. As 9h00 estávamos partindo rumo ao passeio do dia!

Foram aproximadamente 2h30 até nosso destino final. Depois de passar no portal da cidade, percorremos 20 km por estrada de terra.

O clima não estava muito bom. O céu estava nublado, com a impressão que iria chover a qualquer momento. Isso por si já estava me deixando chateada. Quando chegamos no portão de entrada, terminei de me entristecer, pois o parque estava fechado.

Na parte interna havia uma placa dizendo que o parque está aberto apenas de terça a domingo. Até tentei argumentar com a moça da portaria, mas não fomos bem sucedidos. Na cidade há dois cânions, Itaimbezinho e o Fortaleza. O outro ficava uns 20 km ao norte de onde estávamos e lá não tem portaria. Mas ir até lá estava fora de cogitação, visto que o céu naquela direção estava completamente fechado e, devido a isso, certamente sem visibilidade. Foi um muito triste não termos tido a chance de percorrer os 1,5 km para verificar se conseguiríamos ver o majestoso cânion Itaimbezinho. Segue uma imagem que peguei na net:

Meus queridos companheiros de viagem foram incríveis! Tanto no dia da enchente como no dia de hoje. Eles mantiveram um alto astral incrível, que me ajudou muito. Na ida observamos dois restaurantes no trajeto então, antes de voltar, decidimos parar e comer uma a la minuta. Apesar da decepção, foi um momento inesquecível, já que todos estavam tentando ser positivo. Rimos muito e nos alimentamos bem.

Na volta o waze nos levou por outro caminho muito bonito! Paramos para fazer umas fotos:

Chegando em Canela decidimos aproveitar o aluguel do carro e fazer passeio de 'gente normal'. Seguimos para o Parque do Caracol, cuja entrada custa R$ 20,00.

O ponto turístico de referência do parque é sua famosa cachoeira.

Daqui, seguimos por mais 5 km e chegamos no Parque da Ferradura. O custo para entrar é de R$ 12,00. Ali fomos orientados a ir apenas ao mirante da ferradura, visto que as trilhas necessitariam de mais tempo para a visitação.

Foi sinceramente o lugar que mais gostamos! Unanimemente, todos ficaram encantados ao ver a grandiosidade do vale, o desenho da água e do paredão rochoso. Acho que vão perceber pelo milhão de fotos que fizemos!

Ainda dentro do Parque da Ferradura há um espaço com azáleas e araucárias. Seguimos até lá e iniciamos mais uma sessão de fotos.

O sol foi a cereja do bolo! Após dar o ar da graça, fizemos mais algumas fotos e depois partimos.

Antes de voltar ao apartamento passamos na loja Caracol, localizada em frente a Catedral de Pedra. Fomos degustar o famoso chocolate quente e uns crepes.

Neste horário a igreja estava iluminada, o que foi um show a parte.

Fizemos umas compras num supermercado ali perto, para o jantar e café da manhã. Hoje eu fui a chefe  e cozinhei minha especialidade: macarrão de panela de pressão!

E assim terminamos mais um dia de passeios e viagens!