quarta-feira, 5 de setembro de 2018

6º DIA - São Francisco de Paula a Gramado - 08/09/2018

O pedal de hoje era plus em nossa viagem, já que o circuito não contempla Gramado e Canela. Há tempos gostaria de levar meu marido para conhecer estas cidades mas, seguir até lá como turistas convencionais, estava fora de cogitação. Quando descobri que eram apenas 50 km que separavam Gramado de São Chico, decidi encontrar uma rota bem legal que nos levasse até lá! Por meio de um querido amigo, Jessie Heleno do Pedalando Mundo Afora, encontrei uma rota no Wikiloc ligando este trecho por estradas de terra
  • Viagem:            São Francisco de Paula a Gramado
  • Tempo (bike):   5h38
  • Distância:         56,77 km
  • Data viagem:    08/09/18
Nosso querido amigo Ivan Mendes decidiu nos acompanhar por alguns quilômetros. Umas 08h00 nos despedíamos de São Chico, da Pousada Novo Horizonte e dos queridos Cidez e D. Cleuza. Até breve amigos!

Antes de partir, aproveitamos para fazer algumas fotos na cidade.

Após uns quilômetros em asfalto acessamos uma estradinha de terra.

A estradinha nos levou até a rodovia que ligam as cidades de São Chico a Canela. Atravessamos para o outro lado e seguimos por outra estrada de terra que nos levou a uma trilha bem hard!

Acabamos empurrando as bikes já que a descida era bem íngreme, com muitas pedras soltas e vários pontos de erosão.

Este trecho deve ser maravilhoso durante a época das hortênsias. Há muitos pés por todo o trajeto.

Durante a descida ficamos bem assustados, pois não tínhamos ideia de quantos quilômetros seriam assim... tínhamos 50 km pela frente; chegamos a achar que o caminho seria intransponível! No entanto, após 2 km, chegamos numa estrada de terra chamada de Linha São Paulo, simplesmente encantadora! São muitos riachos, pontes e montanhas em sua extensão.

As flores pelo caminho denunciam a primavera que está chegando!

Tínhamos um longo caminho pela frente mas era impossível não parar a cada nova curva, para contemplar e fotografar a beleza local.

Passamos novamente por imensas plantações de laranja.

Nesta conhecemos o proprietário, um senhor muito simpático, que nos deixou entrar e degustar sua produção.

Após uns quilômetros passamos por uma linda plantação de morangos suspensos. Pedimos autorização e fizemos algumas fotos.

Neste trecho há muitas montanhas rochosas, que deixam as paisagens bem interessantes!

Após 30 km nos despedimos de Ivan, que precisava voltar a São Chico. Obrigada por tudo amigo!

Seguimos viagem contemplando ao máximo as paisagens!

Logo após, chegamos a um declive extremamente acentuado. Descemos por aproximadamente 6 km, chegando a Represa das Laranjeiras, lugar bem movimentado graças a pratica de Rafting.

A partir dali, iniciamos uma subida completamente insana, de uns 10 km. Alternávamos entre empurrar e pedalar. Após 6 km, vibramos com esta placa... mas ainda nos faltavam 4 km até o fim desta longa subida.

Faltando uns 3 km para chegar a Canela, inicia-se o asfalto mas o aclive continua bem íngreme.

Durante a subida, passei por esta placa da vinícola Jolimont e me lembrei da visita que fiz, há mais ou menos 10 anos. Foi algo inesquecível e até hoje compramos vinhos deles.

Subíamos cada um em seu ritmo e aguardávamos uns pelos outros. Durante a subida, passamos em frente ao parque de diversões Alpen Park.

A claridade ao fundo da foto não nos permite enxergar a cidade de Canela, que despontou no horizonte. Mais uma vitória!

Pedalamos por mais 8 km para chegar ao apartamento em Gramado, trecho que foi bem tenso, devido ao trânsito do feriado prolongado. Quando chegamos já havia escurecido e a temperatura caia rapidamente. Entramos no apartamento umas 19h00 e o rapaz da imobiliária, de forma muito prestativa, nos ajudou com tudo o que precisávamos! (Mauro - UAU! Temporada Gramado - 54 9630-5995) Geraldo, Filipe e eu, tínhamos a intensão de assistir ao espetáculo Garfo e Bombacha, em Canela, mas não sabíamos como resolver isso. Rapidamente, ele fez umas ligações e contratou todo serviço. As 20h00 a van do restaurante veio nos buscar.

Este é motorista da nossa van.

O restaurante Garfo e Bombacha existe há 30 anos. Há 10 anos, quando viajei para a cidade, tive o privilégio de conhecer a casa. Além do famoso churrasco gaúcho, o local possui um famoso espetáculo que contempla músicas e danças típicas. É uma boa forma de entender um pouco as tradições gaúchas.

Como ainda estávamos traumatizados com o Boijinhu Bunzinhu, fizemos umas bagunças nos bois empalhados.

Uma foto na famosa costela de chão que passa 12 horas assando.

A comida servida é demais! Tem tudo o que imaginar... doces, saladas, queijos e muita carne!

As 21h00 começou o show. É difícil achar as palavras certas para dizer o quanto é bonito!

As minhas danças preferidas são as apresentações de boleadeira e a chula.

Ao final deste grande espetáculos, os artistas permitem que façamos registros com eles.

Para recordar, fizemos a típica foto do evento.

Foi um dia muito especial. Apesar de cansados, conseguimos fazer tudo o que estava previsto. De tudo ficam as lembranças e as experiências de dias maravilhosos, vividos ao lado de pessoas muito especiais.